PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, ÁREA DO CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL ÀS EMPRESAS

A CIÊNCIA DA PSICOLOGIA NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Ética, respeito, segurança, boa relação entre colaboradores e gestores. Esses são alguns dos fatores que envolvem a psicologia organizacional. Uma área específica da ciência do comportamento humano que atua diretamente no ambiente corporativo. Seu principal objetivo é alinhar os interesses da empresa com as necessidades dos colaboradores. Esta área emergiu durante a ascensão industrial e, até hoje, cuida do bem-estar laboral e o aumento da produtividade na empresa.

Voltada para as relações interpessoais, a psicologia organizacional é considerada um instrumento eficiente de capacitação profissional. Isso porque ela é capaz de melhorar a qualidade dos relacionamentos em âmbito corporativo e desenvolver características de inteligência emocional no indivíduo que deseja progredir em sua carreira.

Continue lendo este texto e conheça mais detalhes sobre como a psicologia organizacional pode melhorar a sua vida no trabalho.

OS BENEFÍCIOS QUE ELA OFERECE

A psicologia organizacional é importante, pois olha para o fator humano dentro da corporação, trazendo à luz conhecimentos essenciais para uma boa gestão com os colaboradores e qualidade de vida na empresa. Veja alguns dos seus benefícios:

– Desenvolve pessoas para adaptação ao cargo e para melhoria no desempenho e resultados;

– Promove mediação de conflitos, tornando o ambiente profissional mais agradável;

– Permite soluções estruturadas de problemas ligados aos colaboradores na empresa;

– Diminui a rotatividade na companhia, reduzindo custos com novas demissões, doenças ocupacionais e licenças;

– Interfere na ergonomia: relação entre homem e máquina;

– Gerencia benefícios;

– Atua na melhoria de condições de trabalho.

TIPOS DE CONSULTORIA

Existem dois tipos de consultoria em psicologia organizacional, a interna e a externa. A primeira é realizada por consultores da própria empresa, que conhecem a cultura corporativa e estão imersos no cotidiano do negócio. Já a consultoria externa é realizada por uma equipe de profissionais que não pertencem à corporação, o que torna o processo avaliativo imparcial, os psicólogos são contratados por um período determinado, para resolver problemas específicos da empresa.

ÁREAS QUE A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL ATUA

Recrutamento e Seleção

No departamento de Recursos Humanos (RH) a psicologia organizacional implementa técnicas e metodologias para identificar as habilidades dos candidatos, que mais se encaixam nas vagas disponíveis. Neste caso, o psicólogo é o profissional responsável por propor a estratégia de seleção mais adequada ao preenchimento da vaga de emprego.

Gestão de Conflitos na Empresa

Como já foi mencionado, a psicologia organizacional também atua na mediação de conflitos. Desentendimentos são normais nas relações em grupo, mas neste caso, o papel do psicólogo é zelar por um bom clima de trabalho. Ele interfere nos relacionamentos da equipe, com técnicas clínicas específicas, para gerar uma resolução adequada dos problemas de convivência na companhia.

Elaboração de Planos de Cargos, Salários e Carreira

Os conhecimentos, próprios da psicologia, em gestão de pessoas e em psicologia do trabalho e das organizações, habilitam o psicólogo organizacional arquitetar cargos efetivos e apropriados à filosofia da empresa. Isso exige que o profissional conheça bem a equipe que será alvo do plano de salário, cargo e benefícios. Por exemplo: ele deve levar em consideração a faixa etária do grupo e suas ambições de carreira, isso é muito importante, pois uma equipe de veteranos próximos à aposentadoria, não terá interesse em benefícios como desconto para faculdade.

Os psicólogos possuem conhecimentos estatísticos para estudar profundamente o grupo de trabalho e, assim, definir benefícios personalizados, promovendo mais satisfação no ambiente profissional. Mais individualizado, ainda, é o plano de carreira, porque depende de uma escuta clínica de cada colaborador. No meio profissional há diversos tipos de personalidade, alguns funcionários sabem o que querem e onde querem chegar, outros não fazem ideia. Neste momento, o psicólogo entra em cena, para orientar a trajetória profissional do empregado.

Planejamento do Espaço Físico e Ergonomia

Imagine um ambiente desorganizado, fios espalhados para todo lado, falta de apoio para encostar as costas e se acomodar adequadamente para trabalhar. Só de pensar nisso, não dá nem vontade de começar, não é mesmo? Planejar um ambiente de trabalho confortável e inclusivo às necessidades do profissional é, também, uma das funções do psicólogo organizacional. É ele quem desenvolve estratégias, unindo a psicologia com conhecimentos de ergonomia para criar um ambiente que ofereça possíveis estímulos à criatividade e produtividade do colaborador.

Avaliação de Desempenho

É comum o baixo rendimento profissional estar relacionado aos conflitos e problemas da vida pessoal. A falta de habilidade de algumas pessoas para lidar com as próprias emoções, acaba por gerar baixa produtividade no trabalho. Neste momento, o psicólogo aplica, nesse colaborador, técnicas da psicologia para que ele possa lidar com suas questões internas, que estão gerando os conflitos pessoais e, assim, melhorar a sua produtividade. Além do mais, o funcionário da empresa tem o feedback do psicólogo sobre seus esforços e o que é necessário melhorar.

Segurança do Trabalho

Algo que gera muita preocupação para empresas e transtornos, eventualmente, irreversíveis aos trabalhadores. Reduzir os riscos de acidentes, orientar e desenvolver processos de conscientização às equipes, dentro da companhia, também é papel do psicólogo organizacional. É ele quem define, juntamente com uma equipe técnica, a documentação de acidentes e promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, implementando uma postura contra os riscos iminentes no ambiente profissional.

Treinamento e Desenvolvimento

A psicologia organizacional se dedica às relações do meio corporativo. Isso qualifica o psicólogo a desenvolver treinamentos e projetos de desenvolvimento humano (a longo prazo) para revelar competências nos profissionais, trabalhar seus pontos fortes e pontos de melhoria, promover o engajamento de equipes, além de reduzir a competição desleal, o isolamento do funcionário, fofocas e outros fatores que atrapalham a harmonia da equipe.

Esta é a expertise da Gonçales & Associados que, liderada por dois psicólogos organizacionais, desde o ano 2.000 atua no desenvolvimento humano com programas customizados para empresas, executivos, gestores e times de trabalho. Com esta base científica, a Gonçales & Associados oferece soluções, produtos e serviços de alta qualidade, direcionados ao mercado corporativo, através de excelência técnica, metodológica, operacional e estrutural, por meio de Mentoria (Executive Mentoring), Coaching (Business, Executive e Leadership) e Treinamentos de Alta Performance presenciais e on-line.