FOLLOW-UP, O COMBUSTÍVEL DO NEGÓCIO
Acompanhamento estratégico é a chave do sucesso para quem deseja crescer
O business coaching é um treinamento voltado a melhoria do seu empreendimento. Por meio das informações adquiridas no processo é possível desenvolver uma mentalidade estratégica para revelar o potencial do seu negócio. Esse é um dos resultados alcançados por quem já fez mentoria de business coaching. Outra coisa bastante significativa que muitos coachees apreciam é o desenvolvimento da consciência do follow-up, palavra em inglês cujo sentido é ACOMPANHAMENTO.
Quando foi a última vez que você fez um acompanhamento de resultados na sua empresa? E sobre o plano de ação, a sua empresa tem um? Há quanto tempo ele está fechado na gaveta?
Durante uma conversa entre coaches para troca de informações, foi detectado o principal erro cometido pelos coachees. O Dr. Marshall Goldsmith concordou com a opinião unânime, que o erro número um mais cometido é A FALHA NO ACOMPANHAMENTO DO NEGÓCIO. Isso pode acontecer quando a gestão trabalha com metas muito extensas e se reúnem e conversam pouco com os outros setores para avaliar os resultados que foram ou não alcançados.
TENHA UM PLANO DE AÇÃO FLEXÍVEL E METAS “SMART” NA SUA EMPRESA
O crescimento envolve esforço e, esforço sem medição de resultados, é vão. Existe um ditado popular que diz assim: “Quem não sabe o que quer, não vê o que alcança.”
Essa frase é uma provocação para lhe incentivar a se questionar periodicamente: “O que faremos nos próximos meses?”; “Para atingir qual resultado?”; “Por que isso é importante para os rumos do negócio?”. Essas e muitas perguntas surgirão e farão parte relevante do plano de ação do empreendimento, esse documento detalha todo o planejamento estratégico da empresa e contempla cada departamento. Ele é importante e não deve ser estático, pense no plano de ação como um organismo vivo e dinâmico, o qual de tempos em tempos deve ser mexido.
ADOTE UMA ESTRATÉGIA FLEXÍVEL PARA SE MANTER FOCADO NO FOLLOW-UP
A minha sugestão é que você considere trabalhar com metas bem curtinhas, para encorajá-lo a ter foco nos resultados. Crie o hábito de fazer reuniões periódicas com cada departamento, nela você e a equipe vão avaliar o progresso atingido do setor até o momento e encontrar outras formas, ainda não praticadas, para alcançar novos resultados. Sempre analise o que não foi feito, o porquê e quais foram os erros cometidos. Isso é um processo de aprendizado importante, erros são feitos para que possamos aprender com eles e seguir em frente, ok? Se ficou com alguma dúvida, lembre-se: “Fazer todos os dias as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade”. (Autor desconhecido)
O PODER DAS METAS SMART!
Em tradução livre significa metas inteligentes. São metas de curtíssimo prazo para lhe manter em um ciclo que o Dr. Goldsmith chama de ciclo “gatilho-rotina-resultado”, ele consiste em permanecer em uma rotina de comportamentos com um plano de acompanhamento diário. Crie metas de dois meses, por exemplo, e avalie semanalmente com a equipe os resultados que foram atingidos e aqueles que não foram. A partir disso, trace novas estratégias para alcançar os resultados que ainda não foram alcançados.