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CONDUZINDO O NEGÓCIO A NOVOS PATAMARES DE RESULTADOS

Business Coaching ou Coaching de Negócios, chame como se sentir mais confortável. Essa modalidade do processo de coaching é voltada especialmente para o treinamento do empresário ou do empreendedor interessado em levar a sua empresa a alcançar os seus objetivos e chegar mais longe, assim como pode ser destinado aos gestores e suas equipes, com foco no resultado da empresa. Diferentemente do Executive Coaching (se você não sabe o que é isso, leia Liberte-se de suas limitações pessoais com o Executive Coaching), neste processo, o coaching de negócios visa ascender as habilidades e competências do gestor para aplicar planos estratégicos na rotina empresarial, a fim de que as metas, previamente estabelecidas, sejam cumpridas na empresa.

PARA QUE SERVE O BUSINESS COACHING?

Nesta modalidade de coaching, as decisões estratégicas são responsabilidades do coachee (cliente), sendo assim, ele vai aprender e desenvolver-se para trabalhar com planejamento e objetivos escaláveis. É comum que as pessoas procurem o Coach de Negócios (Business Coach) em duas situações: quando o empreendimento está indo muito bem e o objetivo é ampliá-lo e desbravar novos mercados, ou por desespero, quando a empresa está em crise. De acordo com a pesquisa Causa Mortis feita pelo Sebrae-SP em 2017, no Brasil 24,4% das micro e pequenas empresas fecham em menos de dois anos. Esse número aumenta para 50%, no caso dos empreendimentos com menos de quatro anos de vida útil. 

A razão disso está na falta de pesquisa de mercado e planejamento do negócio. Infelizmente, vários empreendedores de “primeira viagem”, veem nos lucros indicação de sucesso ou fracasso. Logo, neste cenário, o Business Coaching se faz fundamental. 

Não importam quais sejam as metas que sua empresa precisa alcançar, o Business Coaching serve para traçar um plano estratégico e maximizar a performance da equipe e, assim, fazer a empresa chegar aos objetivos em um prazo possível. Para isso, durante o processo, o coach trabalha as competências do gestor para deixá-lo apto a tomar decisões assertivas e direcionar o empreendimento ao seu destino. Essa jornada gera inúmeros benefícios, confira-os agora:

O QUE O BUSINESS COACHING CONSTRÓI À SUA EMPRESA

Potencial de inovação: o coach de negócios desenvolve uma estratégia personalizada a cada cliente, considera as questões apresentadas pelo coachee, com a finalidade de capacitá-lo para conduzir a empresa a novos patamares de resultados;

Fornece maior qualidade no trabalho em equipe, desenvolvendo mais capacidade de adequação às mudanças do mercado;  

Resiliência, flexibilidade para lidar com tempos difíceis que exigem mudanças rápidas, como o atual período de pandemia que vivemos.

COMO CONDUZIR O SEU NEGÓCIO A NOVOS PATAMARES

Se você acompanha nossos textos há algum tempo, já deve ter percebido que a nossa referência está nos ensinamentos de Marshall Goldsmith, o business coach norte-americano mais requisitado da atualidade, autor do bestseller O que te trouxe até aqui, não é o que vai te levar até lá. Fala sobre a importância de manter comportamentos positivos, tanto na vida profissional quanto pessoal. Goldsmith se concentra em ensinamentos básicos que envolvem o relacionamento interpessoal do indivíduo, evita a vaidade e reconhece o valor do trabalho de cada um ao redor. Para ele, conduzir o seu negócio a novos patamares requer atenção a mudanças comportamentais daqueles que são responsáveis pela gestão. Em seu livro, o autor lista 20 maus hábitos, que merecem atenção, dentre eles estão:

– Vencer sempre: um hábito proveniente da pessoa hipercompetitiva e fruto da maioria dos problemas comportamentais;

– Ser muito crítico: algo que atrapalha o desenvolvimento de alta performance, pois mina a motivação daqueles que trabalham junto com você;

– Fazer comentários destrutivos, ser negativo, está relacionado com os problemas em ser muito crítico; 

– Se vangloriar de suas competências e habilidades;

– Falar quando se está nervoso;

– Iniciar uma frase com “Deixe-me explicar por que isso não vai funcionar!” Impede a tentativa de uma atitude que, até poderia ter dado certo e levado o seu negócio a rumos diferentes;

– Reter Informações: isso não está apenas relacionado com omissão de informações, mas com a falta de explicar detalhadamente como você espera que o trabalho seja executado;

– Deixar de reconhecer o mérito de alguém;

– Exigir crédito por algo que não fez;

– Dar desculpas: esse hábito está envolvido com a falta de autorresponsabilidade, culpamos o trânsito pelo atraso, a secretária por não ter dado o recado etc. Se parar para pensar direito, se justificar pelo que passou não vai mudar o presente, só vai lhe fazer perder tempo para agir.

Aqui, na Gonçales & Associados, no processo de Business Coaching, fazemos um diagnóstico sob medida para as necessidades da sua empresa. Faça uma avaliação conosco e conduza o seu negócio ao sucesso tão sonhado.